PROJETO DE APRENDIZAGEM

UNILASALLE – INFORMÁTICA E MULTIMEIOS NA EDUCAÇÃO
PROJETOS DE APRENDIZAGEM - WAGNER E PAULA
1)      TEMÁTICA: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA

2)      PROBLEMATIZAÇÃO: A escola necessita de uma revitalização nos espaços externos, principalmente o pátio onde acontece o recreio. Não dispõe de bancos para os alunos sentarem, além disso, a pintura externa encontra-se danificada pela ação do tempo e vândalos. De que forma a escola pode promover ações educativas e interdisciplinares na conservação do ambiente dentro da comunidade escolar?


3)      CERTEZAS PROVISÓRIAS:
As questões sobre reciclagem podem ser trabalhadas na escola de forma interdisciplinar com as várias áreas de conhecimento.
A escola é a principal responsável na conscientização da comunidade em geral.
Materiais descartados pela comunidade podem ser reaproveitados de forma consciente.
Os alunos se sentirão mais motivados para frequentar a escola em um ambiente limpo e agradável.

4)      DÚVIDAS TEMPORÁRIAS:
Qual a importância da reciclagem para a preservação do ambiente?
Como implementar ações conscientes buscando a preservação do ambiente escolar?
De que forma a comunidade escolar pode participar na implementação e aplicação dessas ações, tanto dentro quanto fora da comunidade escolar?
De que forma utilizar materiais recicláveis que não coloquem em risco a saúde da comunidade escolar?

5)      PLANEJAMENTO DO PROJETO PELO GOOGLE DOCS:
Como fazer? Que elementos eu utilizarei para fazer esse planejamento? De que forma executar esse planejamento? Como socializar os resultados após aplicação desse planejamento?

ETAPA 1: Num primeiro momento as áreas de conhecimento se reunirão no sentido de como utilizar esse tema em suas atividades em aula com os alunos, após cada área trabalhará com as turmas sobre a temática, com diversas metodologias (estudo dirigido, pesquisa em mídias como jornal, internet, revistas, produções textuais, etc). Também nessa etapa os alunos poderão com o auxílio do professor de Língua Portuguesa elaborar uma apresentação em sala ou exposição de cartazes/palestras na escola.

ETAPA 2: Depois as turmas sairão para atividades de campo, a saber: coleta de dados, observação e elaboração de um relatório dos ambientes a serem revitalizados. Nessa etapa do projeto os alunos analisarão possíveis materiais a serem reciclados e utilizados como matéria-prima na revitalização dos espaços e como farão isso (o professor de Matemática e Artes poderá auxiliá-los no planejamento das ações, tais como elaboração de canteiros, por exemplo, onde conseguir materiais que possam ser reaproveitados, etc).

ETAPA 3:  Todas as turmas iniciarão a revitalização dos espaços com o auxilio dos professores /ou outros profissionais tais como pintores, jardineiros, etc.)

ETAPA 4: Apresentação/reinauguração dos espaços revitalizados para a comunidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário