UNILASALLE –
INFORMÁTICA E MULTIMEIOS NA EDUCAÇÃO
PROJETOS DE
APRENDIZAGEM - WAGNER E PAULA
1)
TEMÁTICA:
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA
2)
PROBLEMATIZAÇÃO:
A escola necessita de uma revitalização nos espaços externos, principalmente o
pátio onde acontece o recreio. Não dispõe de bancos para os alunos sentarem,
além disso, a pintura externa encontra-se danificada pela ação do tempo e
vândalos. De que forma a escola pode promover ações educativas e
interdisciplinares na conservação do ambiente dentro da comunidade escolar?
3)
CERTEZAS
PROVISÓRIAS:
As questões sobre reciclagem podem ser trabalhadas na escola
de forma interdisciplinar com as várias áreas de conhecimento.
A escola é a principal responsável na conscientização da
comunidade em geral.
Materiais descartados pela comunidade podem ser
reaproveitados de forma consciente.
Os alunos se sentirão mais motivados para frequentar a escola
em um ambiente limpo e agradável.
4)
DÚVIDAS
TEMPORÁRIAS:
Qual a importância da reciclagem para a preservação do ambiente?
Como implementar ações conscientes buscando a preservação do
ambiente escolar?
De que forma a comunidade escolar pode participar na
implementação e aplicação dessas ações, tanto dentro quanto fora da comunidade
escolar?
De que forma utilizar materiais recicláveis que não coloquem
em risco a saúde da comunidade escolar?
5)
PLANEJAMENTO
DO PROJETO PELO GOOGLE DOCS:
Como fazer? Que elementos eu
utilizarei para fazer esse planejamento? De que forma executar esse
planejamento? Como socializar os resultados após aplicação desse planejamento?
ETAPA 1: Num primeiro momento as
áreas de conhecimento se reunirão no sentido de como utilizar esse tema em suas
atividades em aula com os alunos, após cada área trabalhará com as turmas sobre
a temática, com diversas metodologias (estudo dirigido, pesquisa em mídias como
jornal, internet, revistas, produções textuais, etc). Também nessa etapa os
alunos poderão com o auxílio do professor de Língua Portuguesa elaborar uma
apresentação em sala ou exposição de cartazes/palestras na escola.
ETAPA 2: Depois as turmas sairão para
atividades de campo, a saber: coleta de dados, observação e elaboração de um
relatório dos ambientes a serem revitalizados. Nessa etapa do projeto os alunos
analisarão possíveis materiais a serem reciclados e utilizados como
matéria-prima na revitalização dos espaços e como farão isso (o professor de
Matemática e Artes poderá auxiliá-los no planejamento das ações, tais como
elaboração de canteiros, por exemplo, onde conseguir materiais que possam ser
reaproveitados, etc).
ETAPA 3: Todas as turmas iniciarão a revitalização dos
espaços com o auxilio dos professores /ou outros profissionais tais como
pintores, jardineiros, etc.)
ETAPA 4: Apresentação/reinauguração
dos espaços revitalizados para a comunidade escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário